Adegas Elétricas qual o tamanho ideal para sua necessidade? Confira.

Dicas para você planejar a melhor compra da sua adega climatizada.

vinho acompanha a humanidade há milênios. Há indícios de que nossos ancestrais bebiam fermentados de uva há 7.000 anos, no Oriente Médio. Além disso, faz parte de muitas culturas, tanto com funções recreativas como religiosas ou tradicionais. Considera-se também que o consumo moderado é bom para a saúde. Os cardiologistas recomendam uma taça de vinho tinto por dia. Se você deseja começar a guardar vinho em casa, que tal pensar em uma adega?

Guardando vinho em casa

Dizem que há um vinho para cada momento. Então, muitas pessoas guardam em casa garrafas de vinhos para situações especiais. Se você está interessado em começar a guardar, preparamos um pequeno guia.

Função das adegas

As propriedades do vinho podem mudar com alterações no meio ambiente, como calor, mudanças bruscas de temperatura, luz, trepidação, baixa umidade e odores fortes. Por isso, é importante ter um local especial onde estes fatores sejam controlados e não misturem, estraguem ou danifiquem as garrafas.

Antigamente, era costume guardar o vinho em adegas construídas em porões, embaixo da terra, porque tinham características comuns. Hoje em dia, existem à venda adegas especiais, que são armários refrigerados em forma de móveis de decoração, climatizadas e que possuem temperatura e umidade ideais.

 

 

Condições ideais

As condições ideais para guardar uma garrafa de vinho sem que suas propriedades se estraguem são uma temperatura constante entre 11ºC e 17ºC e uma umidade relativa do ar de 70%. As garrafas devem ficar deitadas, com pouca luz e pouco movimento. É descansando que se realça o sabor do vinho.

O tamanho ideal

Varia sempre de acordo com a quantidade de vinho que se quer guardar e consumir. Um restaurante, obviamente, vai guardar muito mais garrafas que alguém em casa. Existem adegas para guardar um mínimo de 6 unidades, mas também há as grandes, capazes de ter  81 garrafas num ambiente extremamente controlado.

A maioria dos especialistas concorda que a função da adega não é refrigerar o vinho, mas guardá-lo em condições constantes, por isso recomenda a compra de uma maior. A adega climatizada é o equipamento perfeito para manter o vinho guardado por muito tempo, não para resfriá-lo. Por isso, as pessoas que compram adegas normalmente estão interessadas em terem muitas garrafas guardadas por um bom tempo. Ou seja, quanto maior a adega, maior será a coleção e as possibilidades de escolha: países, uvas, safras, tipos etc.

Há vinhos que melhoram depois de um tempo guardados (os chamados vinhos de guarda) que ficam com aromas mais complexos, macios e mais saborosos. Por isso, devem ser guardados por muito tempo. Se estes são os vinhos que você deseja comprar, o ideal é ter uma adega grande.

O envelhecimento do vinho

Os bons vinhos possuem um tempo de amadurecimento para serem considerados “prontos” ou “ideais”. Antes, não têm todas as qualidades organolépticas (sensoriais, visuais, aromáticas e gustativas), e depois, podem ser considerados mortos. As adegas existem para prolongar esse processo de envelhecimento até que sejam consumidos na hora em que desejamos.

O processo de envelhecimento ideal é feito através de reações químicas de redução, sem a presença de oxigênio. São essas reações de redução que geram os sabores mais agradáveis e complexos.

O oxigênio mata o sabor e é fatal para o vinho, porque o transforma com reações de oxidação. Estas reações geram ácido acético, também conhecido como vinagre. Quando este é gerado, o vinho está estragado. Por isso, o vinho deve sempre estar em contato com a rolha e evitar que esta resseque e que o ar entre.

Problemas causados ao vinho por falhas ao guardá-lo

Excesso de frio pode causar precipitações na garrafa, e o excesso de calor pode fermentá-lo, criando gás. A umidade pode criar fungos no caso de excesso ou o ressecamento da rolha no caso de falta. Isso faz com que entre oxigênio na garrafa. Qualquer entrada de oxigênio pode envelhecer (ou oxidar) o vinho. Isso é mortal para o sabor.

A iluminação precisa ser sempre indireta para evitar reações químicas

Odores e vibrações também podem evitar propriedades de sabor, assim como manusear as garrafas frequentemente ou mantê-las de pé. A posição ideal é deitada porque mantém o líquido em contato com a rolha, evitando o ressecamento e a entrada de oxigênio, e a garrafa de pé (como nos supermercados, por exemplo) mata o sabor do vinho.

 

Fonte: Magazine Luiza

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Abônus - Cupom de Descontos Grátis, Oferta das Lojas, Cashback, Leve Mais Pague Menos dos principais comércios eletrônicos e lojas parceiras.
Logo
Registrar Nova Conta
[woo_social_login title="Cadastre-se com " networks="facebook"][/woo_social_login]
Redefinir Senha
Shopping cart